Skip to content

[fato_11] Dilma diz que ONU reformada sem o Brasil “não é concebível”

março 23, 2011

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta terça-feira em Manaus que Barack Obama demonstrou “reconhecimento” ao Brasil durante a visita ao país, no fim de semana. Na ocasião, o americano falou em “apreço” à aspiração do Brasil de se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. “Não existiria um Conselho de Segurança da ONU reformado sem alguns países como a Índia e o Brasil”, disse Dilma.

“São países grandes, são países continentais considerados grandes forças emergente no mundo. Nós somos hoje a sétima economia. Daqui há alguns anos nós seremos a quinta, a quarta, mas, de qualquer jeito, não é concebível uma ONU reformada sem o Brasil”. Sobre a viagem de Obama ao Brasil, Dilma disse ainda que os dois países têm “posições, em alguns casos, comuns e em outros diferentes”. “Somos duas nações que têm que se tratadas em igualdade de posição.”

Líbia

Dilma Rousseff foi a Manaus lançar ações de um programa contra o câncer de colo de útero e de mama. Em rápida entrevista, ela reiterou a posição do Brasil no pedido de cessar-fogo na Líbia. “Essa é a nossa posição desde que nós votamos na ONU. Nós somos a favor de uma solução pacífica lá e, diante de tudo que está acontecendo, é a decorrência normal do que é nossa posição. Não é só nossa nesse caso, é da Alemanha, da China, da Índia e da Rússia.”

Na votação no Conselho de Segurança, na semana passada (17), Estados Unidos e Brasil já tinham ficado em lados opostos. Enquanto os EUA lideraram os dez votos favoráveis aos ataques, o Brasil foi um cinco que se abstiveram, citados acima.

Disponível em: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=6&n=9228 Acessado em 22/03/2011

One Comment leave one →
  1. participacaoroubens1sem2011 permalink*
    abril 13, 2011 7:57 pm

    Quando fala de cooperação entre países, há todo um jogo de interesse que passa por vários aspectos como economia, estabilidade política, democracia. Com a egemonia e imposição dos Estados Unidos como maior poder mundial o conceito Democracia se espalhou pelo mundo. Os países precisam se afirmar em relação a tal regime e quando não acontece em determinados regiões é montado todo um mecanismo para conversão da sociedade. A discussão e decisão sobre o rumo do “mundo” é definida em assembléias que poucos países têm acesso. A convergencia dos ideais polítis não seria o caminho que devemos seguir toda via os direitos humanos respeitados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: