Pular para o conteúdo

[fato_08] Vila Viva

março 6, 2011

                Uma cidade é feita de sonhos, de esperanças, de projetos e caminhadas individuais, que se unem em ações coletivas. Sonhar uma Belo Horizonte sem favelas faz parte da construção dessa cidade ideal. Mas é possível transformar o sonho em realidade? Para responder positivamente a essa pergunta é que criamos o Vila Viva, o maior programa de urbanização de favelas, aglomerados e vilas do Brasil. E esse é um  programa inovador em vários aspectos. O principal deles é o fato de ser resultado de uma longa experiência da Prefeitura em obras e ações nos aglomerados. Essa experiência nos permitiu desenvolver um programa que respeita a comunidade. Durante todo o processo, os moradores são ouvidos e participam desde o planejamento até a execução da obra. A comunidade tem o poder de decisão e de fiscalização. É um dos exemplos da democracia participativa que praticamos em Belo Horizonte.

                Além disso, o Vila Viva mantém as pessoas do local onde elas nasceram, foram criadas, formaram suas famílias e têm laços de amizade. O programa, além de transformar as favelas, vilas e aglomerados em bairros, os becos em ruas, oferece moradias dignas e estrutura urbana, como parques ecológicos, espaços de lazer e convivência, escolas, postos de saúde, água tratada, esgoto, recuperação de nascentes e equipamentos esportivos.

                O Vila Viva também é inovador ao utilizar a mão-de-obra da própria comunidade na construção dos conjuntos habitacionais e nas obras de urbanização. No Aglomerado da Serra, por exemplo, 80% dos operários são da própria comunidade, os moradores produzem os tijolos utilizados nos prédios e as mulheres participam de uma Cooperativa de Costureiras, responsável pela confecção dos uniformes dos operários.

                O programa Vila Viva está servindo de exemplo não só para intervenções semelhantes em outros aglomerados de Belo Horizonte, como também para obras em vilas de outras cidades do País e já é tema de estudo em universidades de várias partes do mundo. Mais importante, porem do que ser reconhecido em todo o mundo é saber que o Vila Viva tem atraído o olhar dos moradores e estudiosos da cidade. O fato de um jornalista como Eduardo Costa, grande conhecedor da nossa capital, ter escolhido a obra do Vila Viva no aglomerado da Serra como tema de seu novo livro nos orgulha pelo reconhecimento da importância dessa ação na melhoria da qualidade de vida dos moradores dessa importante região de Belo Horizonte.

Fernando Pimentel

Prefeito de Belo Horizonte

Esse texto foi tirado do livro “VILA VIVA transformando vidas” do Eduardo Costa publicado em 2008.

One Comment leave one →
  1. participacaoroubens1sem2011 permalink*
    março 9, 2011 2:48 pm

    O programa Vila Viva mostra o avanço da cidade de Belo Horizonte em relação á democracia participativa segundo as falas do então prefeito Pimentel. Uma vez que as pessoas participam no processo, elas se apropriam das intervenções e consolida aquilo como valor de uso.

Deixe um comentário